Conheça dicas para controlar o colesterol!

Você sabe qual a melhor maneira de controlar o colesterol? Dica: uma dessas maneiras está na foto desse post <3

Exercício físico controla colesterol

Você sabe o que é colesterol?

Para começar com as dicas, precisamos antes entender o que é colesterol. É uma substância parecido à gordura que circula pelo sangue. É produzido principalmente pelo fígado, a partir de gorduras ingeridas. É perigoso pois, quanto maior for a concentração de colesterol no sangue, maiores as chances de obstrução do fluxo sanguíneo. 

Existem dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL. O LDL é conhecido como “colesterol ruim”, e em excesso, pode fazer a gordura se alojar nas paredes das artérias, o que causa graves problemas de saúde. O HDL tem como função retirar os excessos de LDL dos tecidos e levá-los até o fígado, evitando assim que se acumulem nas paredes das artérias. 

De acordo com dados da OMS, doenças relacionadas ao colesterol alto, como infarto e AVC, são apontadas como sendo a primeira causa de morte no mundo. 

Mas, como podemos controlar o colesterol? Separamos algumas dicas!

Tente ao máximo reduzir a gordura saturada do cardápio. 

Todos os alimentos que possuem gordura saturada também carregam colesterol. Sendo assim, devem ser consumidos nas proporções adequadas! Alguns alimentos que carregam gordura saturada são: carnes, ovos, leites e derivados. 

Consuma mais ômega 3

É super importante pois o ômega 3 consegue evitar a formação de gorduras na parede das artérias. Sendo assim, consegue afastar o risco de doenças como infarto, hipertensão, aterosclerose e derrames. Além disso, estimula o aumento dos níveis do HDL (colesterol bom) e diminui os níveis de LDL (colesterol ruim).

Pratique exercícios

Praticar atividades físicas é um ótimo remédio e a maneira mais eficaz de aumentar a queima de gordura corporal. Além disso, ajuda na redução do LDL e no aumento do HDL. Opte por atividades aeróbicas, como a caminhada e a corrida. As atividades físicas fazem com que nosso coração fique mais forte, facilitando o controle da pressão, colesterol e peso. 

Consuma mais fibras

As fibras são uma importante aliada e diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo assim o nível de LDL. 

Beba chá! 

Um chazinho no final da tarde é incrível e ainda te faz bem. O chá verde contém flavonoides, que são antioxidantes que ajudam na prevenção de inflamações dos vasos sanguíneos. 

Largue o cigarro, já! 

O cigarro é lotado de substâncias nocivas, que potencializam a oxidação das partículas de colesterol, o que pode causar inflamações nas artérias. 

Alimentos que controlam o colesterol

São alimentos que fazem bem e ajudam no controle do colesterol. Opte por eles no dia a dia. 

  • Carnes magras, aves sem pele, frutos do mar, peixes (de preferência os de água salgada e fria como salmão, sardinha, atum, pois são ricos em ômega 3)
  • Cereais, como arroz integral, milho, soja, aveia, pães integrais
  • Legumes e verduras de todos os tipos
  • Todas as frutas, com exceção do coco (mas a água de coco está liberada a vontade)
  • Óleo de oliva extra virgem
  • Leite e derivados desnatados

Lembre-se sempre de procurar seu médico para saber a melhor dieta e as necessidades do seu corpo <3 

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