Cuidados no verão com a saúde

O verão é uma das estações mais gostosas do ano (para quem gosta de calor, é claro!). Praia, piscina, sol, viagens, dias mais longos… tudo parece ficar mais gostoso e divertido. Mas o verão também exige uma atenção e cuidados especiais. A exposição ao sol e ao calor intenso podem causar problemas para sua saúde.  

Pensando nisso, montamos um guia de preparação para que seu verão seja, além de divertido, muito saudável 🙂  

Alimentação 

A alimentação adequada é muito importante para manter as vitaminas e minerais do organismo. Principalmente nessa época do ano, o ideal é que seja composta principalmente por alimentos leves e saudáveis. Verduras e legumes devem compor boa parte da alimentação. São alimentos pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Tenha sempre no seu prato brócolis, couve, ervilhas, salada, cenoura, tomate… Use e abuse!  

As frutas também são uma ótima ideia! Além de refrescantes, são as campeãs em proteção. São ricas em vitamina C e atuam no combate aos danos causados pelo excesso de exposição ao sol. Banana, mamão, goiaba, laranja, morango, melancia, melão… Uma infinidade de opções!  

Se você é daquelas pessoas que simplesmente não conseguem ficar sem comer uma carninha, não tem problema! Você pode optar por carnes magras, que contam com os benefícios das proteínas.  

Alimentos que são ricos em ômega 3 são um importante aliado no combate as manchas que atingem a pele causadas pela exposição solar.  

Fique atento também a quantidade de alimentos ingerido e o espaço de tempo entre uma refeição e outra. O ideal é investir em 5 a 6 pequenas refeições ao longo do dia, com alimentos leves e saudáveis.  

Hidratação 

Se manter hidratado é importante no ano todo. Mas no verão é preciso um pouco mais de atenção, já que perdemos muito mais liquido do que o comum. Por outro lado, a falta de hidratação pode trazer consequências indesejáveis e péssimas como fadiga, dor de cabeça, tontura, fraqueza, etc. O ideal é beber água antes mesmo de sentir sede. A sede é um indicativo de reclamação do organismo, o que já pode significar um pequeno sinal de desidratação. Sendo assim, beba bastante água, sucos, água de coco e isotônicos. Além disso, são bebidas ótimas para hidratar com doses naturais de minerais e vitaminas. Evite o abuso de bebidas alcoólicas! 

Protetor solar 

Esse item é indispensável! Ajuda na proteção do câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol. Além disso, evita também a insolação, queimaduras, manchas, lesões, envelhecimento precoce, etc. É importante lembrar que o protetor não deve ser usado apenas em dias de sol!  

Exercícios físicos  

Na época do verão, é normal que as pessoas se animem muito. Sendo assim, acabam trocando a prática de exercícios em academias e lugares fechados para algo mais ao ar livre. O que não falta são opções para aproveitar o verão ao ar livre, como corridas, vôlei na praia, futebol… Mas é claro que isso exige alguns cuidados!

Para fazer atividades ao ar livre, é importante estar atento ao clima. Evite praticar exercícios físicos nos momentos do dia onde o sol está muito forte, como o sol do meio dia. O ideal é realizar no início da manhã, até às 10h e no final da tarde, após as 16h. A exposição ao sol aliada ao exercício realizado pode aumentar a temperatura do seu corpo. Isso pode ocasionar, entre outras coisas, a desidratação, além de desmaios e choques térmicos.  

Também é importante salientar que o ideal é beber água com muito mais frequência! Ao fazer atividades físicas, você perde muita água através do suor. 

Deixe uma resposta