Dia Mundial da Saúde Ocular

Hoje é o Dia Mundial da Saúde Ocular, que tem como objetivo chamar atenção para um tema muito importante: o cuidado com a saúde dos olhos. 

Você já ouviu aquele ditado que diz “Os olhos são a janela da alma”? Pois é! O dia 10 de julho é realizado para te lembrar da importância de cuidar da sua saúde ocular. Primeiro, é válido lembrar que você não pode deixar para procurar o médico apenas quando algum sintoma surgir. É preciso manter um cuidado diário para evitar futuras complicações. E vamos te ajudar com isso, listando algumas dicas importantes no cuidado com os olhos. 

Cuidado com o sol 

É muito importante tomar um solzinho, pegar uma vitamina D, aproveitar o dia ao ar livre… Mas é preciso fazer isso com cuidado. Use sempre óculos de sol para proteger seus olhos e certifique-se de que ele tenha proteção para raios UV. A exposição sem proteção excessiva ao sol pode aumentar o risco de desenvolvimento de catarata e redução da visão devido à morte das células da retina. 

Cuidado ao coçar os olhos 

Lembra de quando você era criança e diziam você para não ficar “esfregando” os olhos? Isso vale até hoje! Ao invés de coçar os olhos com frequência, você pode optar por colírios, que aliviam a sensação incômoda e não prejudicam a visão. 

Redobre a atenção durante o tempo seco

A baixa umidade do ar pode causar irritação, ardência e vermelhidão ocular. Além disso, o uso excessivo de ventilador e ar condicionado durante a época de calor pode ser um agravante no quadro de irritação. Nessas épocas, ter um colírio na bolsa é muito importante! 

Se você precisa usar óculos de grau, não esqueça

Se seu oftalmologista te recomendou o uso de óculos de grau, não deixe de usar. É importante para não forçar a vista, evitando dores de cabeça, tontura, entre outros sintomas. 

Limpe sempre a região dos olhos

Essa dica vai principalmente para quem usa maquiagem: não durma sem retirar completamente a maquiagem da região dos olhos! As maquiagens podem causar reações alérgicas. Opte por marcas de qualidade ou hipoalergênicas de sua confiança. 

Além disso, tem uma dica extra e especial que serve para além do cuidado ocular: durma pelo menos 8 horas por noite. O sono e as horas dormidas influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. 

Deixe uma resposta