Vamos falar um pouquinho sobre Hepatite A?

Estamos em julho, o mês amarelo de conscientização, prevenção e controle das hepatites virais. O post de hoje é sobre a hepatite A. Vamos conversar um pouquinho?

O que é?

É uma inflamação no fígado causada por um vírus. Geralmente, é benigna e acaba evoluindo para a cura espontânea em mais de 90% dos casos. Além disso, tem um tratamento super simples que, se for seguido direitinho, certamente trará a cura da doença. 

Como é transmitido?

A Hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos que estejam contaminados com material fecal. É mais comum que aconteça em locais sem saneamento básico, onde as pessoas acabam consumindo água sem um tratamento prévio. Além disso, existe um risco ao ingerir alimentos crus, lavados por água contaminada, além de comer marisco ou frutos do mar crus, de água poluída com esgoto.

Também tem o risco de transmissão decorrente da falta de higiene adequada após evacuar. Ocorre quando alguém infectado com o vírus manipula alimentos sem lavar as mãos após usar o banheiro.

Por esses motivos, a hepatite A é frequente em crianças, que muitas vezes não lavam bem as suas mãos após o uso do banheiro. Ao tocar em brinquedos ou materiais de outras crianças, acabam infectando, uma vez que é comum nessa idade levar objetos e mãos à boca. 

Quais são os sintomas da Hepatite A?

Os sinais e sintomas costumam aparecer entre 2 e 4 semanas após o contato com o vírus. Entre os principais sintomas, destacamos: 

  • Fadiga
  • Náusea e vômitos
  • Dor ou desconforto abdominal
  • Perda de apetite
  • Febre baixa
  • Urina escura
  • Dor muscular 
  • Amarelamento de pele e olhos

É comum que a doença dure menos de dois meses, mas pode perdurar até seis meses. Boa notícia: é raro apresentar uma forma grave 😀 

Existe tratamento específico?

Ainda não. O próprio corpo acaba por eliminar o vírus da hepatite A. Porém, existem formas de acelerar a cura da doença. O tratamento é baseado no cuidado dos sintomas causados pela doença. Algumas dicas para te ajudar: 

Descanse: É normal se sentir cansado ou sem energia para cumprir tarefas simples. Esses sintomas podem perdurar por meses, por isso descanse bastante! 

Faça pequenos lanches durante o dia: A doença acaba provocando náuseas, mas é importante que você encontre formas de lidar com isso. Faça pequenos lanches ao longo do dia com alimentos leves e nutritivos. 

Dê um tempo ao fígado: O fígado é o mais prejudicado pela hepatite A. Por isso, evite medicamentos fortes que possam prejudicar o seu funcionamento. Evite também a ingestão de álcool. 

E como podemos prevenir a doença?

Fácil e rápido: com duas doses da vacina, uma inicial e um reforço após seis meses. Além disso, podemos tomar mais alguns cuidados como: 

  • Evitar carne e peixe crus ou mal cozidos
  • Ter cuidado com frutas e vegetais que possam ter sido lavadas com água contaminada
  • Não consumir frutas vendidas na rua

Deixe uma resposta